domingo, 26 de setembro de 2010

Joaquim Namorado


CANTAR DE AMIGO

Eu e tu: milhões!…

Entre nós – perto ou longe!
– entre nós rios e mares
montanhas e cordilheiras…

Eu e tu perdidos
nesta distância sem fim do desconhecido.

Eu e tu unidos
para além das cordilheiras
por sobre mares de diferença
na comunhão de nossos destinos confundidos
– a minha e a tua vida
correndo para a confluência
num mesmo Norte.

Eu e tu amassados
nesta angústia que é de nós,
minha e tua,
e mais do que de nós…

Eu e tu
carne do mesmo corpo
amor do mesmo amor
sangue do mesmo sacrifício!

Eu e tu
elos da mesma cadeia
grãos da mesma seara
pedras da mesma muralha!

Eu e tu, que não sei quem és.
Que não sabes quem sou:

– Eu e tu: Amigo! Milhões…

Joaquim Namorad0
(1914-1986)
In “Antologia de Poetas Alentejanos”
Edição da C. M. de Vila Viçosa

Sem comentários:

Enviar um comentário