domingo, 12 de abril de 2009

Soeiro Pereira Gomes


Soeiro Pereira Gomes (14/04/1909-05/12/1949) faria 100 anos no próximo dia 14 de Abril.
Soeiro Pereira Gomes "Homem de um só parecer,de um só rosto e de uma só fé"foi um dos maiores nomes do NEO-REALISMO LITERÁRIO em Portugal.
Militante comunista (a sede nacional do P.C.P.em Lisboa tem o nome de "Edifício Soeiro Pereira Gomes" e está situado na rua com o mesmo nome.
A sua luta foi sempre feita contra as desigualdades e as injustiças e na sua denuncia.
A sua principal obra "ESTEIROS" dedicada "Aos filhos dos homens que nunca foram meninos"foi publicada em Novembro de 1941. Outra obra importante "ENGRENAGEM" dedicada"Para os trabalhadores sem trabalho-rodas paradas de uma engrenagem caduca"foi deixada inacabada (Soeiro deixou escrito que a iria rever) foi escrita em 1944 e publicada em 1951 (Já depois da morte do escritor).
Nascido em Gestaçô(distrito do Porto) viveu, entre os 6 e os 10 anos, em Espinho passou por África e foi para Alhandra onde viveu,trabalhou e muito lutou.
A 1ª edição de "ESTEIROS" a sua obra prima é ilustrada por Álvaro Cunhal.
Como militante comunista é obrigado a passar à clandestinidade e vive em condições de grandes dificuldades. Contraiu tuberculose e como se encontra na clandestinidade não tem acesso a tratamentos e medicamentos e morre em circunstâncias dramáticas.
É sepultado em Espinho e na sua sepultura consta o seguinte epitáfio "A TUA LUTA FOI DÁVIDA TOTAL"

Sem comentários:

Enviar um comentário