sexta-feira, 15 de março de 2013

 ROTEIRO



Meu jeito visionário — meu astrolábio. 
         Meu ser mirabolante — um alcatruz. 
         De variadas coisas fiz a minha esperança
         e sempre em várias coisas vi a minha cruz.

         Aos padrões que em vários pontos encontrei
         na rota íntima de vestes tropicais
         eu dei as mãos, serenas e intactas,
         as minhas dores mais certas e reais.

         Nos vários sítios que — abismos —
         toldaram minha voz por um olhar,
         eu evitei o perigo e os prejuízos
         à voz feita de calma, meu cantar.

         Aos rasgos que, de outrora, evocados
         foram sempre pelo seu valor,
         eu dei a minha tez de dúvida e de espanto,
         o meu silêncio amargo, o meu calor,

         E aos pontos cardeais que em volta, vacilantes,
         desalentavam já meu ser cativo,
         parei o gesto, roubei o pólo sul da esperança
         como lembrança para um dia altivo.

João Rui de Sousa
In "Circulação (1960)

Sem comentários:

Enviar um comentário