domingo, 31 de janeiro de 2010

Diário de Notícias de 21 de Janeiro de 2010.

Câmara quer certificar prato típico da 'Foda à Monção'

21 Janeiro 2010

Minho. A Câmara Municipal de Monção está apostada em avançar com o processo de certificação da emblemática "Foda à Monção". Trata-se do típico prato de cabrito local e que, para travar a adulteração, a autarquia quer ver certificado. Inclusive o nome.

"É a nossa história, o nosso património. A 'Foda à Monção', permita-me a expressão porque é mesmo assim, é nossa e tem de ser preservada", apontou José Emílio Moreira, o autarca socialista. A certificação do prato foi a forma encontrada pela câmara, afirma, para "evitar que não haja uma delapidação" deste património gastronómico concelhio. A par da lampreia do rio Minho, o cabrito assado, popularmente conhecido pela expressão "Foda à Monção" e anunciado como tal nos restaurantes locais, é o grande ex-líbris gastronómico do concelho. "Porque o cabrito à nossa moda tem uma maneira muito própria de o fazer. Com a certificação vamos também exigir que quem o apresenta como prato terá um cabrito próprio das nossas terras, com determinado peso, e não os congelados que muitas vezes aparecem por aí", atirou ainda.

José Emílio Moreira sublinha que, em tempos de "comida de plástico", é importante preservar as velhas tradições e sabores da região, como este. Um prato que, diz, requer tempo, não só em termos de preparação mas também de confecção e da própria degustação. "É um esforço de certificação que queremos fazer e envolver os nossas restaurantes para todos, em conjunto, tratar bem a 'Foda à moda de Monção'. Para que quem o come não se sinta defraudado e volte cá", apontou.

Tags: Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário