domingo, 7 de junho de 2009

Cavaco Silva / Salgueiro Maia

Segundo os jornais Cavaco Silva vai homenagear o Capitão de Abril Salgueiro Maia no âmbito das comemorações do dia 10 de Junho, que vão decorrer em Santarém. Tudo normal se nos esquecermos do passado... Em 1989,era Cavaco Silva primeiro-ministro, recusou conceder a Salgueiro Maia (gravemente doente com tratamentos,em Lisboa e em Londres, ao cancro que o viria a matar) uma pensão "Por serviços excepcionais e relevantes". Nessa altura a coisa não deu grande alarido. Só que ,em 1991, Cavaco Silva concedeu o que tinha recusado a Salgueiro Maia a dois criminosos da extinta PIDE/DGS António Augusto Bernardo e Óscar Cardoso pessoas sinistras de todos conhecidas. Aí a revolta foi grande e,na sua coluna, no Público, Francisco Sousa Tavares foi eco de toda a nossa revolta o que lhe valeu um processo no Supremo Tribunal Militar. Dois meses depois Mário Soares, Presidente da República, no dia das Forças Armadas, concedia ao Capitão de Abril a Ordem Militar da Torre e Espada...a única condecoração Portuguesa que dava direito a uma pensão. Perante isto os comentários são desnecessários... Mas é muito bom ter "memórias" embora,por vezes elas nos tragam revolta e sofrimento... Até sempre Capitão....

2 comentários:

  1. Pois é, muita gente está enganada e o tempo não lava tudo:tem memória, embora por vezes seja controlada...
    Quanto ao resto é só dizer.

    Vamos continuando com este exercício da escrita que alimenta o espírito, mas que muitos teimam em afirmar o contrário. Nós ficamos escrevemos e vasculhamos a net.

    ResponderEliminar
  2. O facto de estar com algum tempo "livre" fez com que ao acordar pela manhã decidisse vir até aqui dar uma vista de olhos… pois bem, o facto de navegar por temas por mim pouco pesquisados e alguns até desconhecidos, por mim e quiçá pela sociedade em geral, faz com que me sinta "esperta"... não é nada que me deixe admirada, a vasta cultura do bloguista... mas devo dizer que para quem viveu a fase pré-blog, a fase do fazer ou não fazer e a fase do como fazer... este era o resultado desejado mas nem sempre o esperado! No entanto, aqui está! e a teoria foi posta em prática! Devo então dizer que a existência deste Blog é motivo de grande orgulho! Um OBRIGADA ao “cão cheio de fel” e à sua loucura em “dose certa” pela transmissão de conhecimento… PARABÊNS!!

    ResponderEliminar