terça-feira, 25 de março de 2014

BEETHOVEN


As montanhas e os rios são talhados em silêncio.
O silêncio desceu do céu e tapou-me os ouvidos,
e as montanhas e os rios talhou-os o silêncio.
-Só tenho quatro sentidos.

O riso das crianças é aberto - mas não ri.
O grito dos homens é um rosto amachucado,
e grita, silencioso, no mundo que descobri
Em redor de mim - tudo calado.

Mas dentro do meu corpo - um mar tumultuoso,
Mas sem limites, como o pensamento,
- onde nada é repouso
e tudo é movimento.

As montanhas e os rios são talhados em silêncio.
Mas, dentro de mim, os homens caminham!
- Pisam a terra, as nuvens, o sol e o mar...

E o mar do meu corpo, rasgado e profundo,
relampeja e revela os homens que caminham
- e salta a minha surdez para inundar
e abrir novos sulcos nas praias do mundo.

Sidónio Muralha
(1920-1982)
In "Orfeu Canta"
(Pequena Antologia de Poesia Portuguesa sobre Música)
Org. de José da Cruz Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário