domingo, 17 de maio de 2009

Bertrand Russel / Gustav Mahler.

Amanhã,18 de Maio,é um dia ligado a duas pessoas que,por várias razões, me influenciaram e marcaram em dois períodos da minha vida. Bertrand Russel nasceu a 18/5/1872 e faleceu a 2/2/1970. Na minha adolescência li algumas das obras mais significativas de Russel. Irreverente, Russel (Nobel da literatura em 1950 "Em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos,nos quais lutou por ideais humanísticos e pela liberdade do pensamento")foi sempre um crítico da Guerra do Vietname e das armas nucleares mas foi a sua filosofia que mais marcou, muitos, da minha geração...Gustav Malher (o meu compositor preferido) nasceu a 7/6/1860 e morreu a 18/5/1911. Mahler só o descobri (mas já o conhecia) em 1971 ano em que Luchino Visconte passou para o cinema o livro,de 1912, "A morte em Veneza" de Thomas Mann com a música (inesquecível) da 5ª sinfonia de Mahler.Hoje reli ,pedaços, de "Porque não sou Cristão" e de "Crimes de Guerra no Vietname" e vi e ouvi,partes, da 5ª de Mahler numa versão ,recentemente editada, num DVD com Claudio Abbado com a "Lucerne Festival Orchestra". Outros tempos...outra gente...

Sem comentários:

Enviar um comentário